Quer desenvolver novos hábitos para sua saúde nesse ano novo? Veja 5 que valem a pena!

Pense um pouco em como você cuidou da sua saúde nesse ano que passou. Você está satisfeito ou precisa melhorar? Se você sente dores, desânimo ou cansaço exagerado talvez você precise adquirir novos hábitos para sua saúde em 2024.

Geralmente criamos metas ligadas ao nosso trabalho, família e lazer mas esquecemos da saúde. Porém sem ela, não conseguimos aproveitar nenhuma de nossas conquistas. E ao contrário do que muitos pensam, não é necessário gastar muito dinheiro e tempo para renovar seu bem-estar. Pequenas mudanças já podem te ajudar a aproveitar melhor sua vida. Acompanhe essas dicas simples e poderosas. 

5- Protetor solar

Essa primeira dica pode parecer estranha à primeira vista, mas não é tanto assim. Vivemos em um país tropical e o verão desse ano vai até março. E como sabemos, o sol está cada vez mais quente. Embora o uso do protetor solar possa parecer mais uma dica relacionada à beleza, ela está mais ligada à sua saúde do que você imagina. 

O câncer de pele é um dos tipos mais comuns de câncer no Brasil. De acordo com dados do INCA, o câncer de pele não melanoma é o mais prevalente no país, representando cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados.

A pele é o maior órgão do corpo humano e sua proteção é fundamental para a manutenção da saúde. Quando se trata de cuidados básicos, o uso de protetor solar desempenha um papel essencial na preservação da saúde e vitalidade da pele. Se você ainda não adquiriu esse hábito, agora é um bom momento para isso.

4- Diminua o estresse

Como se todo mundo quisesse viver estressado, não é mesmo? Mas, embora ninguém queira estar estressado, a maioria das pessoas está ignorando meios simples de diminuir a enorme pressão em que vivemos todos os dias. Acompanhe algumas dicas para diminuir o estresse:

Reduza o tempo de tecnologia: Algo que todos podemos melhorar é diminuir a quantidade de tempo que passamos olhando as redes sociais, e-mails e mandando mensagens. Embora seja algo bom, o uso demasiado das redes sociais pode gerar comparação, ansiedade e depressão. Tente também desativar as notificações, pois essa imensa quantidade de estímulos pode ser prejudicial à saúde.

Pratique a respiração consciente: Uma dica muito simples é apenas prestar atenção a sua respiração. Muitos de nós não temos tempo para praticar yoga ou meditação. Mas mesmo ao fazer outras coisas podemos fazer uma longa e profunda respiração. A respiração consciente pode ajudar a acalmar a mente e diminuir a sensação de ansiedade, proporcionando uma sensação de calma e controle sobre as emoções.

Terapia: Se seu caso de estresse já entrou em estado avançado e está afetando sua saúde, considere seriamente procurar um profissional. A saúde mental é tão importante quanto a do corpo. Não espere ter problemas graves de estresse ou ansiedade. Um bom terapeuta pode ajudar a lidar com as mais variadas questões emocionais e também lidar com traumas. E também pode ajudar no autoconhecimento e crescimento pessoal.

3- Água

É do conhecimento popular que a água é muito importante para o bom funcionamento de todos os nossos órgãos. Mas beber água ainda é um desafio para a maioria das pessoas. Esse hábito simples e fácil de implementar pode fazer uma grande diferença no seu peso, pele, circulação e muito mais. Comece aos poucos e vá aumentando gradualmente a quantidade até chegar a um litro e meio ou dois litros por dia. 

2- Alimentação

Você não precisa comprar alimentos caros para ter uma boa alimentação. Quando se fala em alimentação saudável, logo pensamos em algo que “dá muito trabalho”. Apesar de exigir um pouco mais de esforço em vista das facilidades do fast food, com certeza o ganho na saúde vale a pena.

Tente aumentar o consumo de frutas e legumes. Um tipo de legume ou verdura no almoço e uma fruta por dia já podem ser um excelente começo. Elimine alimentos que são completamente ruins como o refrigerante e a margarina. Trocas pequenas resultam em grandes benefícios, principalmente em longo prazo. E outra dica simples é diminuir o uso do sal. Hipertensão é uma doença extremamente comum no Brasil. Experimente usar outros temperos como alho, cebola, cúrcuma, páprica e outros. Sua comida pode ficar mais saudável e mais saborosa!

1- Sono

Todo nosso desempenho durante o dia depende da nossa noite de sono. A lista dos benefícios do sono é enorme:

  1. Recuperação e reparação: Durante o sono, o corpo faz a restauração de tecidos, crescimento muscular, consolidação da memória e liberação de hormônios essenciais para o crescimento e regeneração celular.
  2. Saúde mental: Uma boa noite de sono está associada a um melhor humor, clareza mental, concentração e capacidade de lidar com o estresse.
  3. Sistema imunológico: Dormir bem fortalece o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções e doenças. 
  4. Saúde cardiovascular: O sono adequado está ligado à saúde do coração e dos vasos sanguíneos. 
  5. Regulação do peso: A privação de sono pode afetar os hormônios que regulam o apetite, levando a desejos por alimentos mais calóricos e contribuindo para o ganho de peso.
  6. Desempenho cognitivo: O sono adequado é essencial para uma função cognitiva saudável, incluindo aprendizado, memória, tomada de decisões e resolução de problemas.
  7. Equilíbrio hormonal: O sono ajuda a regular a produção de hormônios importantes, como a leptina (hormônio da saciedade) e a grelina (hormônio da fome), além de regular hormônios do estresse como o cortisol.
  8. Bem-estar geral: Dormir bem contribui para um maior bem-estar geral, promovendo energia, disposição, bom humor e melhor qualidade de vida. Seu corpo precisa de sono, então faça de tudo para ter boas noites de sono.

 

Desenvolva uma rotina relaxante antes de dormir: Tomar um banho quente, ler um livro ou ouvir música suave.

Crie um ambiente propício para o sono: Mantenha o quarto escuro, fresco e silencioso. Considere o uso de cortinas blackout, máscaras para os olhos, tampões para os ouvidos ou um ruído branco para bloquear qualquer perturbação.

Acordar com dores no corpo não é normal: Se você acorda com dores no pescoço, ombro ou coluna, considere trocar seus travesseiros normais por um ortopédico. Leia sobre travesseiro ortopédico aqui. 

Limite a exposição à luz azul: Evite dispositivos eletrônicos (celulares, tablets, computadores) antes de dormir, pois a luz azul emitida por esses dispositivos pode interferir na produção de melatonina, o hormônio do sono.

Ter consciência dos hábitos ruins e conhecer os novos já é um primeiro passo para uma vida mais saudável. As dicas neste post são algumas dicas básicas, mas essenciais. Implementar esses hábitos faz parte de um processo. Um processo que vai deixar sua vida ainda mais feliz e prazerosa.